Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mulher SUD, Filha de brasileiros nascida em Utah morre em acidente aéreo no Nepal

Um acidente aéreo ocorrido no Nepal na terça-feira (24) pela manhã matou todos os 11 passageiros e três tripulantes. Entre eles estava Leuzi Cardoso, 49, americana filha de brasileiros. Segundo o marido dela, César Cardoso, ela iria realizar o sonho de escalar a montanha do Everest, a mais alta do mundo.

De acordo com César, Leuzi embarcou para o Nepal na quarta-feira (18) e não tinha medo de viajar de avião. “A família dela sempre gostou muito de aventuras”. Segundo ele, a família da esposa foi dirigindo um motor home até o Brasil três vezes. “Conheceram muitos países, muitos lugares. Ela cresceu numa vida de aventuras”.

A aeronave caiu em uma aldeia localizada a cerca de 80 quilômetros da capital, Katmandu. Chovia muito no momento do acidente. Heather Finch, 40, a melhor amiga de Leuzi, também estava no avião. As duas moravam no estado de Utah.

César contou ao Comunidade News que recebeu um telefonema da agência de viagens às 9pm da segunda-feira (23). O Nepal está aproximadamente 10 horas à frente dos Estados Unidos. “O sonho dela era escalar a montanha do Everest, e ela queria passar o aniversário de 50 [anos] dela na montanha”, disse. Leuzi completaria 50 anos no dia 29 de agosto. Segundo César, há quatro anos que ela e Heather planejavam a viagem.

O marido da vítima disse que o avião chegou até a cidade onde a esposa desembarcaria, mas não obteve autorização para aterrissar por conta do mau tempo. A aeronave recebeu a ordem de retornar a Katmandu. “Há 50 milhas do Everest, o avião caiu”.

Com o impacto, a aeronave teria se partido em vários pedaços, segundo Ram Bahadur Gole, morador que presenciou o acidente. Havia ainda um japonês, um inglês e mais dois americanos a bordo. O avião era um Dornier fabricado na Alemanha.

O viúvo disse que nunca teve nenhum pressentimento. “Tenho certeza absoluta que se ela chegasse à montanha, ela a escalaria sem problemas. O que aconteceu foi por causa do mau tempo”. De acordo com César, Leuzi tinha escalado montanhas altas como parte da preparação. “Errado foi a companhia aérea ter autorizado o vôo com mau tempo”.

Durante 29 anos, Leuzi dirigiu a Howard, Lewis & Petersen, P.C., grande empresa de advogados em Utah. “É uma grande perda para a empresa. Não só ela mas a amiga dela também, que era grande parte da empresa. As duas foram juntas e faleceram juntas”. Heather era natural de Oklahoma. Era casada e também deixou cinco filhos.

Segundo César, a esposa cursou somente um ano de direito, mas largou o curso porque os filhos eram muito pequenos. Ele é professor de educação física na High School de Provo, mesma cidade onde mora. A maioria dos familiares de Leuzi está nos Estados Unidos. Alguns parentes estão em Curitiba (PR). Os pais são de Garibaldi (RS).

De acordo com notícia do Deseret News, a área onde caiu o avião só é acessível a pé. Alguns corpos foram resgatados no final do mesmo dia em que ocorreu o acidente.

Leuzi Cardoso nasceu em Salt Lake City, capital de Utah. Ela e César se conheceram quando ela estava visitando o Brasil. Depois de perderem o contato por cerca de três anos, o casal se reencontrou. “Ela foi ao Brasil para nos casarmos”. Morando nos EUA há quase 30 anos, César é natural de Santa Maria (RS) e tem cidadania americana.

O casal teve cinco filhos: três rapazes com 23, 20 e 15 anos e duas meninas com 18 e 14 anos. O rapaz de 20 anos está em New Jersey em uma missão religiosa, que dura mais 10 meses. A família pertence à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como mórmon.

Segundo o brasileiro, ainda não havia previsão de quando o corpo de Leuzi chegaria aos Estados Unidos. “Existe uma burocracia muito grande”. Os corpos seriam enviados a Katmandu e o Consulado Americano ligaria para os familiares. “Parece que nós temos que pagar algum dinheiro para eles poderem mandar os corpos para os Estados Unidos”. O filho de 20 anos será chamado assim que César souber a data de chegada do corpo. O sepultamento será nos Estados Unidos.
Fonte: http://www.comunidadenews.com/local/filha-de-brasileiros-nascida-em-utah-morre-em-acidente-aereo-no-nepal-6486

Um comentário:

  1. Murilo, a Leuzi era minha prima, filha gemea de minha tia mais velha, q era irma de meu pai.
    Sentimos mto sua perda.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails