Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Itaquaquecetuba: Formatura dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado em Capela SUD

No dia 17, às 19h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Rua São Bento, 209 - Bairro Campo da Venda - próximo à antiga Dersa, haverá a formatura dos 51 alunos do Programa Brasil Alfabetizado e o lançamento das oficinas da Educação de Jovens e Adultos,EJA.
O Ministério da Educação, MEC, realiza desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O objetivo dele é elevar a escolaridade no país. O Brasil Alfabetizado atende quase 2 mil municípios, que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%, e é desenvolvido em todo o território nacional.
Os municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, com a meta de garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Em Itaquaquecetuba foi realizado o convênio para a implantação do Programa, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério da Educação, MEC, o Fundo de Desenvolvimento da Educação, FNDE, e a Associação Durvalina Teixeira Rosa. O Programa capacita alfabetizadores e alfabetiza cidadãos com 15 anos ou mais, que não tiveram oportunidade de estudar ou foram excluídos da escola, antes de aprender a ler e a escrever. O PBA é coordenado, fiscalizado e conduzido pela Secretaria Municipal de Educação e seus recursos são garantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Ministério da Educação (FNDE/MEC) em parceria com a Associação Durvalina Teixeira Rosa.
A EJA é o segmento de ensino do Sistema Escolar Público Brasileiro. Ela recebe os jovens e os adultos que não completaram os anos da Educação Básica e tem como objetivo, além de alfabetizar, preparar os alunos para o mercado de trabalho. Nesse primeiro semestre de 2011 o Sistema Municipal de Ensino atenderá 420 alunos o foco desse trabalho será o empreededorismo e as oficinas de EVA, Mestre Cuca, História Local, Rejuntabrás e Informática.
Para a secretária municipal de Educação, Marina Della Vedova, "o Programa Brasil Alfabetizado e a EJA são de suma importância na área educacional, porque traz à tona o espírito da cidadania e um novo olhar para a Educação. Quando falamos hoje em Educação podemos incluir aquelas pessoas que por motivos diversos, inclusive de trabalho, não puderam concluir seus estudos no tempo adequado. É gratificante para o município realizar esse trabalho: alfabetizar com carinho. É assim que trabalhamos em busca de qualidade. Outra meta da administração municipal é erradicar o analfabetismo no município.", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails