Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Latinos e os santos dos últimos dias

Sala de Selamento do Templo de Georgia, Atlanta
Segundo o site de notícias Mundo Hispanico, uma parte da comunidade de latinos da Geórgia - EUA deixou a fé católica para abraçar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O artigo de Johanes Roselo relata que na rededicação do templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Atlanta, alguns latinos disseram os motivos de deixarem o catolicismo.

Roselo relata a história de vários latinos, inclusive de um dos líderes santos dos últimos dias, Rigoberto Castillo, que preside a congregação em Stone Mountain. O hondurenho disse que tem visto um crescimento significativo de hispânicos mórmons.

"Quando cheguei, tínhamos apenas duas áreas em espanhol e tem agora cerca de oito ramos", disse Castillo ao site de notícias, que se converteu à Igreja SUD há quase 30 anos em Honduras, seu país nativo.

O país de Castillo é um dos muitos que tem congregações mórmons na América Latina.

No México, existem mais de um milhão de fiéis santos dos últimos dias.

No mundo, a igreja tem mais de cinco milhões de membros latinos, de acordo com Dena Brett, porta-voz da Igreja SUD em Atlanta.
Johanes Roselo diz que Castillo não nasceu em uma família que praticava o mormonismo, pois ele foi batizado em uma Igreja Católica quando criança. No entanto, ele diz que não estava convencido, mas a tradição fez dele fiel à fé romana. Como ele, a cubana Aleida e Rafael García, católicos fervorosos, também sentiam que faltava algo.

Rafael se converteu durante uma visita de dois missionários santos dos últimos dias em sua casa em New Jersey a 20 anos atrás. Aleida, sua esposa, permaneceu católica durante 14 anos após a conversão do marido e dos filhos.

"Ele nunca tentou convencer-me, porque eu era demasiada estereotipada, eu nasci católica e católica eu morreria", disse Aleida ao site Mundo Hispanico.

O cubano está feliz por ter abraçado o Mormonismo, e que afirma estar em comunhão íntima com Deus e com os outros latinos fiéis que se reúnem em Atlanta.

"Quando ia para a Igreja Católica só conhecia um pequeno grupo que se sentava ao meu lado, que não tinha relacionamento com as pessoas presentes, enquanto hoje na Igreja SUD conhecemos todos", disse o cubano, que tem mais de 20 anos como um membro da congregação.

O que também motivou a conversão de Castillo é a sua opinião de que o batismo deve ser feito através do arrependimento dos pecados e o rito católico não é baseado em uma decisão da pessoa.

"Quando você é criança, você não sabe porque foi batizado e batizaram-me e depois a igreja ensina que o batismo é para limpar os pecados e ter uma nova vida", disse Castillo ao site Mundo Hispanico.

Roselo também descreve a vida de Elvidio Montenegro, um guatemalteco que é um santo dos últimos dias a 23 anos, e disse que ficou impressionado com a aceitação e amor que a Igreja SUD lhe deu.

"O mormonismo não é apenas uma religião, é um estilo de vida", disse ele ao site. Seu colega Rafael Garcia diz que sua vida mudou depois de sua conversão.

"Jesus Cristo não era uma pessoa de tamanha importância na minha vida. Agora minha vida está sobre Jesus Cristo e de todas as coisas que eu possa fazer por ele, através das coisas que eu posso fazer por meus irmãos", disse ele a Roselo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails