Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sábado, 4 de junho de 2011

Jovens de 18 nações reunidos nas conferências EFY por toda a Europa

Misturando dezoito idiomas, espalhados por nove locais em seis países da Europa, mais de 3200 jovens, dos 14 aos 18 anos de idade, vão reunir-se em conferências cujo foco será especialmente para jovens (EFY, Especially for Youth)

Clique para aumentar
Um programa de cinco dias completos, a começar segunda de manhã e a terminar no sábado de manhã, irá dar aos jovens a oportunidade de aprender e fomentar novas amizades através da participação conjunta em classes, workshops e devocionais especiais ao final do dia.
O EFY é um programa para os jovens cujo objetivo é o de encorajar, ajudar e guiar os participantes no seu esforço de descobrir mais acerca de si mesmos e da forma como se podem relacionar uns com os outros. A enfâse é colocada no convite para que aprendam e apliquem os ensinamentos de Cristo na sua vida diária. 
A organização que patrocina estes eventos é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Jovens membros da Igreja e os seus amigos, independentemente da sua filiação religiosa, são convidados a participar. 

Da Inglaterra à Finlândia, da Alemanha à Albânia, estes jovens europeus vão juntar-se a 50 mil jovens do mundo todo para participar em eventos EFY durante o verão. Ao longo de uma semana intensiva, a juventude oriunda de inúmeras culturas diferentes poderá concentrar-se no crescimento pessoal e no serviço ao próximo. 
Nas palavras de um líder com uma vasta experiência, estes jovens “desenvolvem-se fisicamente, intelectualmente, socialmente e espiritualmente.”

Os jovens dos seguintes países estão convidados para assistir ao EFY (em alguns casos, apenas uma determinada região do país): Albânia, Bélgica, Bósnia, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Irlanda, Kosovo, Croácia, Malta, Moldávia, Irlanda do Norte, Áustria, Polónia, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Escócia, Suíça, República Checa e Chipre.

Os pontos altos da semana incluem a participação em projectos de serviço de ajuda ao próximo, shows de variedades, dança, projectos musicais e aulas para ensino programadas ou improvisadas.
O final da tarde é passado em agrupamentos familiares para que haja partilha de sentimentos, dos conceitos aprendidos e a construção de novos, e em muitos casos, relacionamentos internacionais. As sessões são basicamente supervisionadas por conselheiros jovens, entre os 20 e os 30 anos, que têm um estilo de vida que pode servir de modelo para os jovens participantes. Instrutores adultos dirigem todas as sessões.
Vários jovens afirmaram que não só assistiram a uma conferência como também voltaram para casa com as metas que os farão ter uma vida mais feliz. Eles decidiram mudar para ser mais semelhantes a Cristo.
Uma jovem moça de 15 anos disse: “percebi o quanto eu quero fazer o bem ao meu redor. Quero servir as pessoas. Sei que com a ajuda de Deus tudo é possível. O EFY deu-me a coragem para ser forte. Passei por um período da minha vida em que tinha muitas dúvidas e falta de confiança, mas o EFY curou-me. Quero mostrar à minha família, à minha mãe e aos meus amigos o quão grata estou por eles. Por causa do EFY quero viver a minha vida e ser o tipo de pessoa que Deus deseja que eu seja.”
Actividades de serviço, centradas no princípio de dedicar do nosso tempo e energia para ajudar outros, são realizadas durante toda a semana da conferência. Na França, os jovens juntaram esforços para produzir 130 cobertores de bebés que depois foram doados ao Departamento Pediátrico do Hospital Chauny. Ao aceitar esta dádiva, o director do departamento disse que as restrições orçamentais fizeram com que aumentassem as dificuldades, especialmente no Departamento de Bebés Prematuros. Ele expressou, “profunda gratidão pela doação”.
Quando lhe perguntaram por que razão a Igreja sente a necessidade de patrocinar este tipo de eventos para os jovens da sua fé e de outras religiões, um representante regional da Igreja expressou que: “os jovens querem saber a razão pela qual se espera que façam determinadas coisas ou porque devem ter cuidado em seguir certos padrões de comportamento. Esta atitude inquisitiva é facilmente respondida pelo EFY.”
Recebendo calorosamente os jovens de qualquer religião, o EFY providencia oportunidades práticas e divertidas para que os rapazes e moças possam influenciar os seus pares a fazer as escolhas certas e determinantes. Por vezes, a mistura neste ambiente multicultural e multilingue pode parecer uma “Torre de Babel”, mas os resultados são mais do que evidentes.
Uma jovem de 15 anos resumiu toda esta experiência exclamando: “sou uma amiga da Igreja não-membro. Gostava de agradecer à minha amiga Jade o convite que me fez para vir ao EFY. O EFY foi uma experiência muito especial para mim. Sei que Deus nos ama. Senti isso durante as atividades, nas classes, nos serões, no programa musical e através de todos os líderes do EFY.”
Observando a sua filha adolescente, ao retornar da conferência EFY, ouviu-se um pai dizer: “o EFY é simplesmente uma fantástica instituição e esperamos de todo o nosso coração que continue e que todos os jovens tenham a oportunidade de participar!”
Para mais informações, aceder a:  http://www.efyportugal.org/ (site do evento EFY que decorreu em 2010, na cidade de Braga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails