Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Política: Os Santos dos Últimos Dias (Mórmons) e a Presidência dos EUA

Mitt Romney não é o primeiro santo dos últimos dias a concorrer à presidência norte-americana. Seu pai, George Romney, foi brevemente o líder da corrida presidencial pelo Partido Republicano em 1968, antes de perder a indicação para Richard Nixon. 

No mesmo ano, Eldridge Cleaver, um dos fundadores dos Panteras Negras, concorreu à presidência como candidato do Partido da Paz e da Liberdade, mas só foi batizado na Igreja Mórmon em 1983. 

Mo Udall, um congressista do Arizona perdeu a indicação do Partido Democrata por pouco para Jimmy Carter em 1976. É possível, portanto, afirmar que os mórmons têm mantido presença na política norte-americana por décadas.

O primeiro candidato mórmon, no entanto, foi o primeiro Presidente da Igreja, Joseph Smith, que anunciou sua candidatura em 1844, como um candidato independente. 

Joseph Smith disse no dia 8 de fevereiro de 1844:

“Eu não permitiria que meu nome fosse usado por meus amigos como Presidente dos Estados Unidos, ou como candidato para esse cargo, se eu e meus amigos pudéssemos ter o privilegio de gozar nossos direitos civis e religiosos como cidadãos americanos… Mas isto, como povo, temos sido negados desde o inicio. Perseguição tem rolado sobre nossas cabeças de tempos em tempos…, por causa de nossa religião; e nenhuma porção do governo já tomou algum passo para nos auxiliar. E em visão destas coisas, eu sinto ser meu direito e privilegio obter a influencia e poder que eu puder, dentro da lei, nos Estados Unidos, para a proteção dos feridos e inocentes”.

Evidentemente, Joseph Smith estava procurando a maior influencia possível para proteger seu povo, mesmo que ele provavelmente soubesse que não viria a ser presidente. De fato, ele até mesmo especulou que poderia ser assassinado por causa de sua campanha.

A plataforma do Profeta Joseph Smith estava contida em um panfleto intitulado “Visão Geral de Smith sobre poderes e Políticas de Governo dos Estados Unidos”.

Panfleto da Campanha de Joseph
Smith
Sua plataforma tinha algumas idéias interessantes, ele propôs a abolição a escravatura no ano de 1850. Sua solução para o problema era “Pagar todos a todos os homens um preço razoável por seus escravos com o dinheiro de venda das terras publicas, e da dedução de pagamento dos membros do Congresso. Cortar as algemas dos pobre homens negros e os contratar para trabalhar como qualquer outro ser humano”. Outras propostas eram a criação de bancos nacionais e a anexação do Texas. Ao mesmo tempo, ele tinha uma visão do eventual colapso do governo norte-americano. 

A campanha presidencial de Smith teve um fim desastroso. Como prefeito de Nauvoo, Illinois (seu único cargo político), Smith foi perseguido e acusado de motim, e por esse crime foi preso. Antes que pudesse ser julgado, uma turba criminosa invadiu a cadeia local e o matou.

Os santos dos últimos dias agora estão super-representados no Congresso, com seis senadores (incluindo Harry Reid, o líder da maioria) e dez congressistas. A presidência é a barreira final para os santos (apesar da Igreja ser neutra politicamente) e a jornada tumultuosa de Romney pelas primárias mostra que a relação entre a Igreja SUD e o resto do país tende à uma maior estabilidade.

Um comentário:

  1. Olá, Murilo. Parabéns pela publicação sobre mórmons que já se candidataram à presidência dos EUA. Colocamos no site Vozes Mórmons uma lista com 10 nomes no total. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails