Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

Leigh A. Harline, Primeiro Mórmon a Ganhar o Oscar

O Compositor Leigh Adrian Harline, agraciou a Disney com uma sofisticação musical que foi exclusivamente ''Harline'', com suas músicas bem sublinhadas e melodias memoráveis paras os animados do estúdio.

Entre as suas criações está o amado ''When You Wish Upo a Star'', que estreou em Pinóquio em 1940, e continua a canção-assinatura da Walt Disney Company, até hoje.

Nascido em Salt Lake City, Utah, em 26 de março de 1907. Leigh Harline era o caçula de 13 filhos. Seus pais, o soldado Charles Harlin e sua esposa Johanna Matilda, saíram da aldeia Härfsta em Simtuna em 1891, na Suécia. Eles se tornaram mórmons e se mudaram para Salt Lake City, em Utah. Nos EUA mudaram seu sobrenome para Harline.

Os pais de Harline juntaram-se A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1888. Harline foi batizado como membro da Igreja SUD aos oito anos de idade.

Nascido em Salt Lake City, Utah, ele trabalhou para várias estações de rádio antes de se juntar a Walt Disney Studios em 1932, como arranjador e apontador. Ele ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e o Oscar de Melhor Canção Original (por "When You Wish upon a Star") do desenho Pinóquio da Disney (1940). A canção mais tarde se tornaria o tema da série de TV da Disney O Maravilhoso Mundo de Disney .


Ele se formou em música na Universidade de Utah, e estudou piano e órgão. Em 1928, se mudou para California trabalhando em estação de rádios em São Francisco e Los Angeles, como locutor, arranjador, maestro, instrumentista e cantor. 
Mas foi em 1931 que Leigh conquistou os ouvidos de Walt Disney e do resto da nação, quando ele fez uma música para primeira transmissão de rádio transcontinental para a parte Costa Oeste do país.

Leigh se juntou a Disney em 1932, escrevendo as músicas para mais de 50 curtas animados como Sifônias Tolas.

As contribuições de Leigh Harline para curtas de animação, entre 1935 á 1938, foi considerada ''algumas das melhores músicas e mais inventivas de hollywood.''

Walt Disney reconhecendo a habilidade de Leigh Harline, o chamou para fazer a música do primeiro longa-metragem animado dos estúdios Disney: Branca de Neve e os Sete Anões, juntamente com o Legend letrista, Frank Churchill. 

Posteriormente, foi destacado a efetividade de Leigh para as cenas dramaticas do filme. Como a transformação na velha com a maça, e a canção clássica do estúdio: Someday My Prince Will Come.

Branca de Neve rendeu a Leigh Harline a sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora e Canção Original.

Em 1940, ele arrecadou dois Oscars por Pinóquio: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original (When you wish upon a star). 

No ano seguinte, Leigh deixou a Disney e trabalhou em vários estúdios de hollywood como a Columbia e Paramount. Durante a sua promissora carreira, que durou três décadas, Harline recebeu oito indicações ao Oscar. 

Um dos filmes que se destacaram neste período foi ''O Maravilhoso Mundo dos Irmãos Grimm'' que Leigh venceu o Oscar.

Nos ínicio dos anos 60, Leigh expandiu o seu talento para televisão, criando a música de series populares da época como ''Ben Casey'' e ''Daniel Boone''.

Leigh Harline faleceu em 10 de Dezembro de 1969, em Long Beach, na Califórnia, de complicações com um câncer na garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails