Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 13 de março de 2012

Ceará - Assembléia Legislativa faz Homenagem ao 170º Aniversário da Sociedade de Socorro

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO 170º ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE DE SOCORRO D'A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

No próximo dia 14 de março, às 15 horas, acontecerá na Assembléia Legislativa do Ceará, no Plenário 13 de Maio, uma Sessão Solene em Homenagem ao Aniversário de 170 Anos de fundação da Sociedade de Socorro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A homenagem é uma propositura do Deputado Estadual e Médico Fernando Hugo (PSDB), atualmente líder de seu partido nessa casa de leis. 

A Sociedade de Socorro é uma organização filantrópica e educacional das mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Fundada em 1842, em Nauvoo, EUA, a Sociedade Socorro tem mais de 6 milhões de mulheres membros em mais de 170 países e territórios e é uma das maiores e mais antigas organizações de mulheres no mundo. Emma Hale Smith, esposa de Joseph Smith Jr., foi sua primeira presidente. Não existe nenhuma taxa de adesão ou mensalidade para fazer parte desta organização de mulheres.

HISTÓRICO

Na primavera de 1842, Sarah M. Kimball e sua costureira, Miss Cook, discutiam a forma de ajudar as pessoas que trabalhavam na construção do templo de Nauvoo. Elas decidiram convidar suas vizinhas mórmons para conjugar os seus esforços na criação de uma sociedade de mulheres. Sarah Kimball e Eliza R. Snow escreveram as leis e metas dessa organização e apresentaram a Joseph Smith, presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para aprovação. Depois de verificar as notas, Joseph Smith, comentou: "Não é o que vocês querem ... o Senhor tem algo melhor para você que uma constituição escrita ... Eu estou indo organizar as mulheres sob o sacerdócio em modelo do sacerdócio .... A Igreja nunca foi perfeitamente organizada até as mulheres estarem bem organizadas.

Dezoito mulheres se reuniram em 17 de março de 1842 no segundo andar do armazém de tijolos vermelhos dos Smith's, além de Joseph Smith, John Taylor e Willard Richards. Elas formaram a "Sociedade de Socorro", uma das primeiras organizações de mulheres do mundo. As mulheres que participaram desta primeira reunião foram: Emma Hale Smith, Sarah M. Cleveland, Ann Phebe Hawkes, Elizabeth Jones, Sophia Packard, Philinda Merrick, Martha Knight, Desdêmona Fulmer, Elizabeth Ann Whitney, Leonora Taylor, Bathsheba W. Smith, Phebe M. Wheeler, Elvira A. Coles Holmes, Margaret A. Cozinhar, Sarah M. Kimball, Eliza R. Snow, Sophia Robinson e Sophia R. Marcas.

Após oito dias, outras mulheres foram admitidas na organização. Foram elas: Sarah Higbee, Thirza Cahoon, Keziah A. Morrison, Marinda N. Hyde, Abigail Allred, Maria Snider, Sarah S. Granger Kimball, Sarah S. Granger e Cynthia A. Eldredge.

As mulheres da Sociedade de Socorro tinham como objetivo principal ajudar os membros da igreja mais pobres e praticar a ajuda humanitária em comunidades da região. Emma Hale Smith foi eleita a presidente da organização, por unanimidade. Sarah M. Cleveland e Elizabeth Ann Whitney foram escolhidas como conselheiras. Eliza R. Snow foi escolhida como secretária. Em março de 1844, pertenciam à organização 1.342 mulheres no total.

Presidentes da Sociedade de Socorro:
Julie B. Beck: 2007–Presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails