MACEIÓ-AL — “O cidadão e suas crenças no Estado Democrático de Direito” foi o tema do I Fórum Alagoano de Liberdade Religiosa e Cidadania realizado no dia 20 de agosto na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas, que contou com a presença de líderes e representantes de diversas religiões, procuradores, juízes, advogados e políticos.
O Procurador Geral de Alagoas, Dr. Eduardo Tavares Mendes, abriu o evento com otimismo: “Que este fórum ajude a aprimorar nossa sociedade”.
Embora o Brasil tenha grande diversidade religiosa, ainda existe muita intolerância e abusos de diversas formas contra os religiosos. Samuel Gomes de Lima, Presidente da Assoc. Bras. de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC) enfatizou em seu discurso que “o respeito deve ser promovido, apesar das diferenças”.
A ex-Senadora Heloísa Helena comentou que “nossa fé é testada nos momentos de discriminação – o amor deve conduzir nossas ações – as religiões ensinam isso”.
Já o idealizador do evento, Dr. Magno Alexandre Moura, Procurador do Estado e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons), afirmou que “o Ministério Público está de portas abertas para defender a liberdade religiosa”.
Encerrando o fórum, o Pastor Edson Rosa (Diretor da IRLA – Irternational Religious Liberty Association) e a Dra. Anna Cecília Americano Bonamico (Conselheira na ABLIRC) concluíram que a liberdade religiosa deve ser usada para construir uma nação de respeito.
O evento foi um grande passo para que todos em Alagoas tenham o direito de “(..) de acordo com os ditames de nossa própria consciência; (..) adorar como, onde ou o que desejarem” (11ª Regra de Fé de A Igreja de Jesus Cristo).
Ao término da solenidade, havia uma atmosfera de amizade, respeito e gratidão em todos os presentes, que se juntaram em um brado de LIBERDADE, gravado na bela foto tirada nesta noite histórica.
Fotos de Marcelo Todaro
Fotos de Marcelo Todaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário