Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Canal do Coro do Tabernáculo Mórmon no Youtube em Português

O Canal do Coro do Tabernáculo Mórmon no Youtube disponibilizou vídeos do programa Música e Palavras de Inspiração (também chamado de Música e a Palavra Proferida) em português. 


O primeiro programa de rádio do Coro do Tabernáculo Mórmon, a Música e a Palavra Proferida, foi transmitido a 15 de Julho de 1929. O órgão  o coro e o narrador partilharam um único microfone, que estava pendurado do tecto do tabernáculo. O narrador pendurava-se num escadote de modo a poder falar para o microfone.

Desde essa primeira transmissão, o programa é emitido ininterruptamente, durante mais de 75 anos, tendo sido realizados cerca de 4.000 programas. Esta série de emissões, sem qualquer interregno, faz com que a Música e a Palavra Proferida seja o programa mais antigo do mundo, ainda em emissão.

A primeira emissão do programa Música e a Palavra Proferida deu-se numa quente tarde de verão no Tabernáculo da Praça do Templo, Salt Lake City, Utah, a 15 de Julho de 1929. O locutor subiu para o cimo de um escadote para falar para o único microfone existente, pendurado do tecto. Ficou empoleirado na escada ao longo da meia hora de duração do programa. Um engenheiro de som foi alertado por telégrafo do início da sessão. Sinais de mãos orientaram o locutor. Ele começou: "Desde as encruzilhadas do Oeste, damos-lhe as boas vindas a este programa de música inspirada e palavra proferida". Estas palavras, de há mais de 70 anos atrás, ainda hoje são usadas na abertura do programa.

Hoje em dia o programa Música e a Palavra Proferida tornou-se a emissão de rádio que está há mais tempo no ar e é retransmitida por mais de 2.000 estações de rádio e tv por cabo. Foi emitida a partir de vários locais dos Estados Unidos da América e de muitos outros países em todo o mundo. Desde a primeira emissão, o programa foi um sucesso instantâneo. O presidente da cadeia de estações de rádio enviou um telegrama com o conteúdo: "O vosso maravilhoso programa do Tabernáculo causou grande impressão em Nova Iorque. Escutado por muitos líderes religiosos. Todos impressionados com o programa. Ansiosamente esperando a próxima emissão". Era o pontapé de saída do programa.

Em 1954, para comemorar o 25º aniversário do programa Música e a Palavra Proferida, a revista Life comentou sobre o legado deixado pelo programa: " Aqueles que conhecem este programa... não precisam de ter argumentos para justificarem a sua audição. Milhões já o ouviram e, esperamos, muitos outros milhões escutá-lo-ão nos anos vindouros. É uma instituição nacional da qual devemos estar orgulhosos. Apesar de todos os altos e baixos, voltas e reviravoltas dos últimos 25 anos, esta emissão entrou nas páginas da história. Elevou os espíritos, confortou as almas e aproximou gerações após gerações para mais próximo do Divino".

A cada semana, desde 1929, jovens ouvidos ficaram colados aos rádios, mãos calejadas encontraram uma estação de rádio familiar e olhos ansiosos buscaram um amigo em quem confiar, a emissão do coro da Música e a Palavra Proferida. E apesar dos tempos e das tecnologias terem mudado, a essência do programa mantém-se igual. Num mundo que é tantas vezes ruidoso e tão cheio de distracções, a Música e a Palavra Proferida mantém-se como um alívio desejado.

Depois de mais de 75 anos de emissões, olhamos para o futuro e paramos, como fazemos a cada domingo, para dizer... "Que a paz esteja convosco, hoje e para sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails