Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Monge Budista que se Tornou Mórmon


Bountiful, Utah - Mani Seangsuwan aprendeu a ser paciente, a se sacrifícar-se e de servir como um monge budista.
Como santo dos últimos dias, ele aprendeu a ter esperança.
Ele encontrou na fé mórmon uma profunda alegria.
Ele descobriu por que ele está aqui na terra, o propósito da vida.
"Por dois anos, estudei o budismo em Wats, Bangkok", Seangsuwan escreve em seu livro "De Monge à missionário". "Eu aprendi técnicas sagradas de autodomínio. Fui ensinado a ter controle sobre cada pensamento, ação e sentimento ..."
"Como um monge, eu deveria ensinar autocontrole e demonstrar, por exemplo, o que é a verdadeira felicidade.
"No entanto, apesar do profundo amor que eu tinha pelo povo e cultura tailandesa, fiquei assombrado com os sentimentos que ainda faltavam em minha vida", continuou Seangsuwan.
Ele realmente havia se tornado um monge no esforço para encontrar as respostas que ele procurava.
Foi quando um membro da Igreja de Jesus Cristo introduziu a idéia de cristianismo a Seanguswan e contou-lhe sobre os jovens com camisas brancas e gravatas que ensinam as crenças cristãs - os elderes.
Três meses depois, encontrou um par de missionários batistas em uma esquina de Bangkok distribuindo panfletos.
"Eu não podia acreditar no que estavam dizendo sobre Jesus Cristo. Diziam que ele era o nosso Salvador e que precisavam se arrepender e se tornar como ele é."
Seangsuwan caminhou até os missionários para ouvir mais.
"Eu acho que com medo", ele escreve. "Você pode imaginar como se sentiria se um monge budista com manto laranja viesse até você, sabendo que o que estava fazendo estava em contradição com a cultura tailandesa?
Ele pegou um panfleto e retornou ao mosteiro, onde leu com muita cautela. Ele ganhou uma Bíblia e começou a estudá-la, apesar da consternação causada nos outros monges.
Com a leitura e convencido que ele não deveria continuar a ser um monge, e ele deixou o mosteiro.
Algum tempo depois, ele encontrou os missionários santos dos últimos dias compartilhando o evangelho perto de sua parada de ônibus.
Embora ele tenha ficado intrigado e interessado em ouvir mais, Seangsuwan foi também consciente de que era um lugar muito público a ser visto conversando com eles.
"Eu disse aos missionários que eu queria falar com eles, mas tive que ir embora quando as outras pessoas estavam olhando para nós ... Enquanto caminhávamos, os missionários começaram a me contar a história mais maravilhosa que eu nunca tinha ouvido falar", disse . "O evangelho era algo que fazia muito sentido para mim. Era o que eu queria para minha família e amigos."
Seangsuwan prosseguiu com uma relação com os missionários, falando baixinho no ônibus e depois encontrando-os em um parque perto da casa onde ele estava morando com um primo.
Seis meses depois, ele foi batizado, sabendo, muito bem, que ele iria ofender sua família, pois, para eles, estava negando a sua cultura e o modo de vida tailandesa.
"Pensei em todas essas coisas", disse ele. "Era a hora de fazer a coisa certa."
Seangsuwan foi batizado na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 21 de abril de 1937, em uma banheira em um telhado construído para coletar água da chuva.
Sua mãe estava decepcionada com sua escolha, mas não lutou contra ele. O resto de seus familiares ficaram horrorizados.
No entanto, ele se juntou ao pequeno ramo Thonburi aos 25 anos de idade. E aos 26 anos enviou os papéis para a missão. Ele foi chamado para servir na Missão Bangkok Tailândia. Ele estava emocionado e assustado. Ele sabia que uma missão em sua terra natal seria muito difícil. Teria de enfrentar as pessoas que só o conhecia como um monge, desafiando suas crenças fundamentais.
"Eu sabia que eles achavam que eu tinha os traído", disse ele.
Ironicamente, sua formação como monge o ajudou a permanecer calmo, apesar dos insultos e perseguição odiosa empilhadas sobre ele.
Serviu honrosamente. Porque ele compreendia sua cultura, ele pôde ajudar outros missionários e salvá-los de cometer erros simples que poderiam muito ofender o povo tailandês. (Nos primeiros anos de proselitismo na Tailândia, um missionário foi preso por posar em uma foto com uma estátua de Buda.)
Ele se casou mais tarde no templo e criou uma família que inclui dois filhos, que já serviram em uma missão. Ele traduziu diversos discursos da Conferência Geral a mais de 20 anos, serviu como um oficiante do templo de Ogden e serviu outra missão tailandesa, com sua esposa. (Havia 200 membros Seangsuwan quando se juntou à igreja. Havia 15 mil quando ele e sua esposa retornaram.)
Morando atualmente em Utah, com 62 anos de idade, Seangsuwan tem planos para voltar para a Tailândia para fazer história de sua família e missão de proselitismo.
Depois disso, ele e provavelmente vai se aposentar e viver em Nadda, sua terra natal e fazer o que puder para fazer a igreja crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails