Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Itajaí/SC - Diversas atividades marcam a Semana da História da Família

Aproximadamente 700 pessoas entraram em contato com a Igreja de Jesus Cristo nesse período

Nos dias 26, 28 de outubro e 02 de novembro, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou no Vale do Itajaí em três etapas, a “Semana da História da Família”. O evento começou dias antes do Feriado de Finados. Durante essa atividade, que teve o objetivo de voltar o coração das pessoas residentes na região da Estaca Vale do Itajaí aos antepassados, além de levar a conhecimento do público todos os esforços empregados pela Igreja nessa área, foram atendidas, direta e indiretamente, cerca de 700 pessoas.

Coquetel de Abertura

No primeiro dia, especialistas de História da Família apresentaram à comunidade os sites http://www.familysearch.org/ ,www.new.familysearch , gráficos de linhagem e livros publicados por membros sobre sua história familiar. Em seu discurso, o então, presidente da Estaca Vale do Itajaí, Gaspar E. Mayer, comentou: "Por meio desse trabalho nós lembramos e honramos nossos antepassados". Presidente Mayer foi precedido por coro e demais oradores que também discorreram a respeito do tema.

Estiveram presentes nesta ocasião Marlene Dalva da Silva Rothbarth, da Academia Itajaiense de Letras, Graziela Gonçalves, secretária de Relações Institucionais e Temáticas da Prefeitura de Itajaí, o professor na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Célio Furtado acompanhado da esposa Eliane, entre outros participantes. Ao término da reunião todos foram recepcionados com coquetel preparado por irmãs da Sociedade de Socorro.

Posteriormente Eliane, que é amiga da equipe da produção do Programa Variedades Com Você da TV Brasil Esperança, mediou no dia 31 de outubro uma entrevista de quase 20 minutos com as irmãs Ieda Packham e Vera Estork, de Assuntos Públicos, sob o tema: 'A Procura de Sua Origem'. A apresentadora Rineda Miranda disse antes de encerrar o bloco: "Eu acredito muito na importância da família e acho que está faltando no mundo a valorização dela. Acredito na importância de fortalecer os laços familiares". Além deste veículo de comunicação, as Rádios Dengo Dengo, de Navegantes, Univali FM, de Itajaí e a Rádio Aquarela FM, de Barra Velha também divulgaram a ação.

Devocional Especial

Um dos convidados para palestrar no Serão Especial de Genealogia no dia 28, foi Telmo Tomio, que é historiador apaixonado por pesquisas genealógicas há mais de 15 anos, membro do Colégio Brasileiro de Genealogia (CBG) e do Instituto de Genealogia de Santa Catarina. Em sua fala compartilhou: "Sou um beneficiado pelos recursos que a Igreja de Jesus Cristo disponibiliza como microfilmes, o CHF (Centro de História da Família) e os sites para todos que desejam encontrar seus antepassados". Tomio contou aos presentes que agora também é um voluntário no trabalho de Indexação. "Além de me aprofundar nas minhas pesquisas, posso ajudar outras pessoas". O devocional contou ainda com a presença do irmão Adalton Parrela, assessor da História da Família.

Finados

A atividade foi concluída no dia 2, nos cemitérios municipais de Itajaí e Barra Velha, onde estão sepultadas aproximadamente 100 mil pessoas. Nessa data, quando as famílias visitam o túmulo dos seus entes queridos, voluntários montaram na entrada dos cemitérios tendas equipadas com mesa e cadeiras, “notebooks”, gráficos de linhagem e banners para explicar aos visitantes como funciona o trabalho. Eles entregaram panfletos para quem chegava ou saía do local e mostraram como começar a genealogia.

Em Itajaí foram atendidas cerca de 400 pessoas e em Barra Velha, mais 300. "Muitos se maravilharam em conhecer e saber que é possível fazer as suas árvores genealógicas. Testemunhamos a emoção de pessoas ao visualizarem o nome de seus avós no site e de outros que receberam material em casa procederem com a pesquisa", comentou a irmã Vera Estork, diretora de Relações Estratégicas em Assuntos Públicos da Estaca. Duas semanas antes do evento, ela e irmã Ieda visitaram os administradores dos dois cemitérios para organizar as tarefas. O administrador do Cemitério Municipal da Fazenda, em Itajaí, diácono da Igreja Católica Fernando Coelho, achou o trabalho muito interessante e ficou ansioso em ajudar a propagar as informações. Foram parceiros do evento ainda Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

A diretora de Assuntos Públicos, Ieda Packham destacou: "O projeto não serviu apenas para informar o público em geral, mas motivar os membros da Igreja e fazerem sua genealogia e ajudar no trabalho de Indexação. Tanto que temos meta de até o final deste ano fazer um total de 3 mil indexações em conjunto com todas as unidades da Estaca. Para ano que vem pretendemos ampliar as atividades relacionadas à genealogia", acrescentou.

Fonte – Conselho de Assuntos Públicos Estaca Vale do Itajaí
Texto – Janete Monteiro – Voluntária no Dep. Assuntos Públicos

Nei Garcia
Assuntos Públicos Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails