Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sábado, 15 de maio de 2010

Viracocha - O “Deus Branco Barbado” ou Quetzacoatl "O Grande Deus Branco"


No ano de 1527, quando os conquistadores espanhóis ancoraram num dos portos da costa oeste da América do Sul, Pedro de Candia, um tenente da armada flibusteira do poderoso Pizzarro, desceu do barco vestido com sua armadura e capacete polido e brilhante, com sua arma no ombro e uma grande Espanha em seu cinturão. Sua estatura gigantesca, ombros largos e toda sua armadura, faziam com que parecesse uma figura de importância, seguido por outras pessoas de seu barco.


À medida que Pedro se aproximava, uma multidão de nativos de pele bronzeada ajoelhou-se por terra como se estivesse prestando homenagens diante de um deus vindo dos céus. Pedro ficou perplexo, embaraçado e sem saber o que fazer.

De cabeça erguida e ombros altivos, andou entre a multidão que se encontrava com rosto imberbe deitado à terra em ambos os lados, por onde ele passava. Todos em seu redor murmuravam “Viracocha, Viracocha”.


Pedro de Candia não tinha nenhuma idéia do que aquilo significava. Não se sentiu à vontade e ficou irritado até certo ponto. Subitamente, sacou a arma e disparou um tiro para o ar.

Os nativos ficaram atemorizados e prostraram-se ainda mais em terra murmurando: “Illa Tiki, Illa Tiki” Isso quer dizer: “O deus do relâmpago”.

Pedro ficou ainda mais confuso. Não tinha idéia até então de que os nativos o haviam tomado como se fosse o “Deus branco barbado, Viracocha ou Con (Kon) Tiki, que havia sido bem conhecido e altamente venerado pelos antepassados dos índios da região dos Andes....

Então, o que ou quem é Viracocha?

Em resumo, de acordo com as tradições peruanas, foi o Deus que criou os céus e a terra, colocou o homem e sua família sobre a terra, deu-lhes religião e cultura, apareceu de repente entre os peruanos da América antiga, onde viveu por algum tempo, fez milagres, e desapareceu tão de repente como havia surgido. (Milton R.Hunter, “Archaeology and the Book of Mórmon”, Improvement Era 59:168-70 (março de 1956).


O mesmo aconteceu no méxico. Quando os espanhóis aportaram em terras caribenhas.

Hernan Cortes
E aconteceu que, ao entenderem, voltaram outra vez os olhos para o céu; e eis que viram um Homem descendo do céu; e ele estava vestido com um túnica branca; e ele desceu e colocou-se no meio deles; e os olhos de toda a multidão estavam voltados para ele e não se atreviam a abrir a boca, nem sequer uns para os outros; e não sabiam o que aquilo significava, porque supunham que era um anjo que lhes aparecera. (3 Néfi 11:8)

Virtualmente todos os escritores do século XVI escreveram a respeito de um deus branco chamado Quetzalcoatl (KETZ-AL-CÔ-TOL). Esta tradição é forte e repetida. Todo escolar no México estuda Quetzalcoatl e sabe a importância de seu papel.
O símbolo da serpente tem sido associado com as deidades do México e da Guatemala. Na linguagem Asteca, a palavra "coatl" significa serpente. Colocando a palavra asteca "quetzal" na frente da palavra "coatl" temos a palavra "Quetzalcoatl". A palavra "quetzal" significa plumas ou penas. Um belo pássaro nativo da Guatemala leva o nove de quetzal. Quetzalcoatl, portanto, significa "serpente emplumada" ou serpente com preciosas penas (veja nosso web site para a ilustração). A palavra é o nome da moeda na Guatemala e também o símbolo nacional desse país.
Através da história pré-columbiana mexicana, muitos indivíduos, tanto mitológicos quanto reais, receberam o nome ou o título de Quetzalcoatl. Tentativas têm sido feitas a fim de atribuir este nome a somente uma pessoa. As seguintes citações são indicações daquilo que é dito a respeito de Quetzalcoatl.

- Em todo o passado da América, nenhuma figura é mais emocionante, mais tentadora ou mais frustrante do que o Belo Deus Quetzalcoatl. (Irwin 1963:33)
- Quetzalcoatl foi um homem de graciosa aparência e séria disposição. Seu semblante era branco, e ele usava barbas. Sua maneira de vestir consistia de um longo e esvoaçante manto. (Ixtlilxochitl: 45)
- Assim como nossa era começou com Jesus Cristo, assim também a dos astecas e seus predecessores começou aproximadamente no mesmo tempo, com Quetzalcoatl. Sua imagem, ou símbolo, a serpente emplumada, tinha para o povo pré-colombiano a mesma força evocativa que tem o crucifixo para a cristandade. (Sejourne 1957:25)
- A história da vida da divindade mexicana Quetzalcoatl assemelha-se muito à vida do Salvador, e aproxima-se tanto que não poderíamos chegar a qualquer outra conclusão a não ser a de que Quetzalcoatl e Jesus Cristo são a mesma pessoa. (Taylor 201)
Nós devemos, entretanto, exercer precaução enquanto correlacionamos Jesus Cristo e Quetzalcoatl como personagens idênticos em virtude do fato de que o herói cultural do Século X chamado Ce Acatl Topiltzin Quetzalcoatl tomou sobre si o título da divindade Quetzalcoatl, (assim como muitos outros). No entanto, a divindade Quetzalcoatl aparentemente tinha sua origem na visita de Jesus Cristo ao continente Americano. (veja Allen 1970.)
Similaridades entre Jesus Cristo e Quetzalcoatl incluem o seguinte:
1. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl foram reconhecidos como o Criador de todas as coisas. (Mosias 4:2; Saenz 1962:19, 40)
2. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl nasceram de virgens. (Alma 7: 10; Gamiz 95)
3. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl foram descritos como sendo brancos ou vestidos com mantos brancos. (3 Néfi 11:8; Torquemada 47)
4. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl realizaram milagre. (3 Néfi 26:15; Sejourne 136‑137)
5. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl ensinaram a ordenança do batismo. (3 Néfi 11:23; Irwin 1963:170)
6. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl profetizaram sobre eventos futuros. (Ixtlilxochitl: 40)
7. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl foram universais em vez de serem reconhecidos apenas como deuses locais. (3 Néfi 16: 1; Sejourne 1962)
8. Uma grande destruição foi associada tanto a Cristo quanto a Quetzalcoatl, exatamente no mesmo período da história. (3 Néfi 8:5; Ixtlilxochitl: 40)
9. A cruz foi um símbolo atribuído tanto a Cristo quanto a Quetzalcoatl. (3 Néfi 27:14; Irwin 1963:165)
10. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl enviaram discípulos para pregar sua palavra. (3 Néfi 12:1; Wirth 1978:55)
11. Tanto Cristo quanto Quetzalcoatl prometeram que voltariam uma segunda vez. (2 Néfi 6:14; Sahagun 1:40)
12. Uma nova estrela é associada tanto com Cristo quanto com Quetzalcoatl.(3Néfi 121; Anales de Cuauhtitlan 7)

13. Os filhos tanto de Cristo quanto de Quetzalcoatl se tornarão herdeiros da terra. (4 Néfi 1: 17; Ixtlilxochitl: 40)

Segundo fontes incertas e tradições orais, uma das representações deste deus é um homem branco, barbado e de olhos claros. Esta representação seria uma das justificativas da teoria de que os povos indígenas, durante a conquista da Nova Espanha (Mesoamérica), acreditaram que Hernán Cortez era Quetzalcóatl. O acadêmico multiculturalista Serge Gruzinski, analisando as crônicas do século XVI sobre a conquista do México, compartilha da crença de que os astecas realmente acharam que Cortez fosse Quetzalcóatl e essa é uma das razões pela qual os espanhóis dominaram tão facilmente a América Central.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails