Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sábado, 31 de dezembro de 2011

A Reunião de 2012 Convida as Moças a Erguer e Brilhar


A Reunião das Moças deste ano de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, realizada anualmente em março, acontecerá no dia 24 de março de 2012, sábado, às 6:00 p.m., horário de verão das montanhas.

O tema da Mutual para 2012 é: “Erguei-vos e brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações” (Doutrina e Convênios 115:5).

Os oradores incluem a presidência geral das Moças—a Presidente Elaine S. Dalton, a Primeira Conselheira, Mary N. Cook, e a Segunda Conselheira, Ann M. Dibb—assim como um membro da Primeira Presidência.

A presidência geral das Moças convida todas as moças, mães e líderes das Moças a comparecer pessoalmente no Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah, ou a assistir à transmissão.

A reunião será transmitida via satélite para muitas regiões do mundo em mais de 50 idiomas; a reunião ao vivo será transmitida via satélite para capelas do mundo todo e pela Internet no site conference.lds.org.

Também estará disponível em diversos canais de televisão a cabo, via satélite, Internet e estações de rádio por todo o mundo, inclusive no Mormon Channel HD Radio e no aplicativo Mormon Channel em Roku. Verifique as listagens locais da programação disponível em sua área ou visite os sites mormonchannel.org, byubroadcasting.org ou ksl.com para obter mais informações.

Onde for possível, a Primeira Presidência incentiva que as irmãs se reúnam na capela para assistir à transmissão.

Para as unidades que não recebem transmissões via satélite, gravações da reunião estarão disponíveis por meio do Departamento de Materiais local. Os líderes devem tomar as providências necessárias para a exibição da gravação nessas unidades.

Todos os anos, a reunião também é arquivada em dezenas de idiomas no siteconference.lds.org para consulta futura. Os discursos da reunião geral das Moças também sairão nas edições de maio de 2012 das revistas Ensign e A Liahona.

Transmissão do Treinamento de Liderança de Fevereiro Centralizado no Sacerdócio e nas Famílias


A transmissão do treinamento mundial de liderança que será realizada no sábado, 11 de fevereiro de 2012, dará instruções para aperfeiçoar o crescimento real na Igreja, fortalecer as famílias e estabelecer melhor os quóruns do sacerdócio em suas importantes responsabilidades.

Os membros da Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos e as presidências das auxiliares geralmente falam nesses treinamentos.

As Autoridades Gerais, Setentas de Área, presidências de estaca, missão, templo e distrito, os bispados e presidências de ramo e os presidentes e conselheiros de todas as auxiliares de ala e estaca estão convidados a participar.

Informações adicionais, incluindo os horários de transmissão, estarão disponíveis posteriormente por meio das presidências de estaca ou bispados.

Este Dia na História da Igreja SUD - 31 de Dezembro


Pres. Wilford Woodruff

31 de dezembro de 1833— Batiza-se aos vinte e seis anos Wilford Woodruff num riacho gelado próximo a Richland, Estado de Nova Iorque.


31 de dezembro de 1900— No fim do século XIX a Igreja conta com 283.765 membros, 43 estacas, 20 missões, 967 ramos e alas, e 4 templos em funcionamento.


31 de dezembro de 1940— A Primeira Presidência emite uma declaração sobre a política da Igreja quanto à convocação militar. Afirmam que a Igreja não chamará propositalmente um jovem para o campo missionário com fins de ajudá-lo a evitar o recrutamento obrigatório dos EUA para o serviço militar.


31 de dezembro de 1948— Um relatório confirma que o valor total dos suprimentos mandados para os Santos da Europa depois da Segunda Guerra Mundial é de US$1.736.000.


31 de dezembro de 1950— O número de membros da Igreja chega a 1,1 milhões.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Este Dia na História da Igreja SUD - 30 de Dezembro


Presidente Spencer W. Kimball

30 de dezembro de 1854— O Coronel Edward Steptoe e outros não Mórmons eminentes de Utah firmam uma petição ao presidente estadunidense Franklin Pierce pedindo que se retenha Brigham Young como governador do Território de Utah. O Steptoe havia sido enviado por Pierce para tomar o lugar do Brigham como governador, porém, o Steptoe se recusou quando observou que o território já estava muito bem administrado.


30 de dezembro de 1884— Organiza-se a Missão da Turquia.


30 de dezembro de 1973— Spencer W. Kimball é ordenado e designado o décimo segundo Presidente da Igreja, com N. Eldon Tanner e Marion G. Romney como conselheiros.


30 de dezembro de 1979— Organiza-se o primeiro ramo da Reunião naquela ilha volcânica no Oceano Índico.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Santos dos Últimos Dias na Política: Entrevista com Deputado dos EUA Wally Herger

Deputado republicano de origem suíça e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Wally Herger co-preside o grupo parlamentar "Amigos da Suíça". 

Na corrida para a Casa Branca, ele apoia o candidato republicano Mitt Romney.

Mas estima que, apesar dos enormes problemas nos Estados Unidos, Barack Obama poderá ser reeleito à presidência.

Neto de imigrantes suíços originários do cantão de Uri, Wally Herger é deputado de uma circunscrição rural no norte da Califórnia desde 1987 e entrou para a Igreja SUD quando tinha 20 anos de idade. 

Vejam trechos da entrevista feita pela swissinfo.ch.

  • swissinfo.ch: Qual é o candidato republicano à Casa Branca que o senhor apoia?
W.H.: Eu gosto de todos os candidatos republicanos, mas daria meu apoio a Mitt Romney. Frente à sua experiência no desenvolvimento e na reestruturação de empresas de baixo desempenho, frente à maneira como ele conseguiu transformar os Jogos Olímpicos de Salt Lake City (endividados) em um sucesso financeiro, é o tipo de pessoa que nós precisamos.
  • swissinfo.ch: O senhor é mórmon como Mitt Romney. Segundo as pesquisas de opinião, inúmeros americanos, incluindo também republicanos, consideram a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como uma seita e dizem que não votariam em M. Romney, pois ele é mórmon. Ele será capaz de superar esse obstáculo?
W.H.: Sim, eu creio. Lembro-me que quando John Kennedy se apresentou, havia preocupações pelo fato dele ser católico. Alguns pensavam que não seria possível confiar nele e, portanto, ele ganhou. Penso que, no final das contas, os americanos serão justos e julgarão cada candidato, questionando se ele será um bom presidente ou não.
  • swissinfo.ch: Barack Obama herdou problemas muito difíceis e sua popularidade está, hoje em dia, tão baixa como a de Jimmy Carter no mesmo estágio do seu primeiro e último mandato. O presidente poderá ganhar as eleições?
W.H.: Absolutamente. O candidato à reeleição sempre é o favorito, forçosamente. Penso que se ele for reeleito, será um desastre para nós. Seus três primeiros anos no poder resultaram em um colapso total no plano econômico. Ele chegou afirmando que iria impedir que o desemprego chegasse à marca de 8%. Hoje já temos 9% durante praticamente toda a sua presidência.
Quanto à dívida, ela aumentou de 3 a 4 trilhões de dólares desde a sua chegada ao poder. Mas temos também a sua política de forma geral. Falando disso, não há dúvidas que ele ainda conta com muito apoio da opinião pública e o fato de ser um candidato à reeleição o favorece.
Fonte: www.swissinfo.ch

Santos dos Últimos Dias na Política: Moroni Torgan deverá ser candidato a vice-prefeito ou vereador em Fortaleza/CE

Moroni Torgan deverá ser candidato a vice-prefeito ou vereador em Fortaleza/CE

Segundo pessoas próximas ao ex-deputado federal, as chances de Moroni Torgan disputar novamente a Prefeitura de Fortaleza são quase nulas, devido ao longo período em que ele está distante da capital cearense.

Caso dispute algum cargo eletivo em 2012, o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM)  e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entrará na disputa para vereador ou integrará uma chapa majoritária na condição de candidato a vice-prefeito. A informação é do presidente estadual do PPS, Alexandre Pereira, que em meados do mês de agosto foi a Portugal e se encontrou pessoalmente com Moroni, que está servindo como Presidente da Missão Portugal da Igreja SUD. Assim, a possibilidade de Moroni disputar novamente o cargo de prefeito municipal fica ainda mais distante.

Segundo Alexandre, Moroni desenhou apenas estes dois caminhos para uma possível candidatura sua em Fortaleza no próximo ano: ser candidato a vereador, dentro da estratégia de angariar quantidade significativa de votos e assim reforçar a bancada da coligação na Câmara Municipal, ou ser candidato a vice-prefeito, tendo como condição para esta segunda possibilidade a consolidação de uma candidatura com “chances reais” de vitória - segundo contou Pereira.

Qualquer destas estratégias, porém, estão condicionadas ao retorno de Moroni a Fortaleza em tempo hábil. Segundo Alexandre, Moroni volta a Fortaleza ainda no primeiro semestre de 2012. “Até maio, no máximo, ele estará por aqui”, afirma o presidente do PPS. O empresário Chiquinho Feitosa - que é presidente do DEM no Ceará -, entretanto, discorda e afirma que Moroni ainda não tem retorno garantido. Segundo Chiquinho, há cerca de dois meses, Moroni lhe disse que ainda não decidiu se retornará a Fortaleza. “Ele contou que isso estava dependendo de uma decisão da própria missão religiosa da qual ele participa”, afirma Chiquinho.

Atualmente, o ex-deputado federal está morando em Portugal, na condição de membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dentro da qual integra uma missão religiosa desde 2009.

A distância de Fortaleza por um período tão longo, segundo Alexandre, é o que torna improvável uma candidatura de Moroni ao cargo de prefeito da capital do Ceará. “Ele não descartou (sair para prefeito), mas ficaria muito difícil construir uma candidatura em pouco tempo”, avalia Pereira.

O POVO tentou contato ontem com Moroni Torgan, mas não teve acesso, por meio de pessoas próximas ao ex-deputado, ao telefone de contato do ex-deputado federal em Portugal.

Quem
ENTENDA A NOTÍCIA

Moroni Torgan, 55 anos, foi candidato a prefeito de Fortaleza pela 1ª vez em 2000, tendo sido derrotado nessa e em outras duas oportunidades (2004 e 2008). Ex-delegado da Polícia Federal, já foi secretário de Segurança Pública. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 

Este Dia na História da Igreja SUD - 29 de Dezembro

Richard E. Turley Sr

29 de dezembro de 1833— Wilford Woodruff começa a registrar a história da Igreja pela primeira vez em seu diário. Ele registrará nos diários a história de eventos cotidianos da Igreja por mais sessenta e cinco anos.



29 de dezembro de 1930   Richard E. Turley Sr., mais tarde um membro do Quorum dos Setenta, nasce em El Paso, Texas.



29 de dezembro de 1934— A Igreja anuncia uma nova política com relação às ordenações e avanço no Sacerdócio Aarônico.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pesquisa Aponta Pres. Thomas S. Monson no Top 10 dos Mais Admirados no EUA em 2011


Washington - No Top 10 dos Mais Admirados nos EUA o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, são o homem e a mulher mais admirados pelos americanos, segundo uma pesquisa publicada nesta terça-feira pelo Instituto Gallup e pelo jornal USA Today. 

Com 17% do respaldo popular, Obama lidera pelo quarto ano consecutivo a enquete, cuja primeira posição arrebatou em 2008 de seu antecessor na Casa Branca, George W. Bush.

Os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton sucedem Obama na lista dos dez homens mais respeitados com 3% e 2% do respaldo dos americanos, respectivamente.

Em seguida aparecem o reverendo Bill Graham, os magnatas Warren Buffett e Donald Trump, o pré-candidato republicano à Presidência, Newt Gingrich, o papa Bento XVI, Bill Gates e em 10º lugar da lista dos homens mais admirados o Presidente Thomas S. Monson, que lidera A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Presidente Monson já havia alcançado em 2010 e 2008 os mesmo índice mais não havia chegado no TOP 10.


Esta pesquisa mostra também o quanto Newt Gingrich está mais fortalecido para enfrentar as prévias republicanas do que Mitt Romney, que é membro da Igreja SUD. Mitt Romney aparece  em 13º na Lista com 1%. Uma recente pesquisa mostra que Newt Gingrich e Mitt Romney estão tecnicamente empatados entre os republicanos, conforme pesquisa Gallup.

No ano passado, Gleen Beck, também santo dos últimos dias (mormon) ficou em 8º lugar no TOP 10.

A pesquisa, realizada anualmente desde 1946, foi feita por telefone entre os dias 15 e 18 de dezembro, com um grupo de 1.019 adultos americanos e com uma margem de erro de quatro pontos percentuais.

Esta colocação do Pres. Monson também parece ser resultado do "Momento Mórmon" nos EUA. 

Este Dia na História da Igreja SUD - 28 de Dezembro


Francisco J. Viñas

28 de dezembro de 1927— Nasce em Las Vegas, Estado da Nevada, Robert E. Wells, que mais tarde será membro do Primeiro Quórum dos Setenta.


28 de dezembro de 1946— Nasce em Montevideo no Uruguai Francisco J. Viñas, que mais tarde será chamado ao Primeiro Quórum dos Setenta.


28 de dezembro de 1998— Completa-se uma revisão maciça do Manual de Instruções da Igreja, unindo pela primeira vez todas as guías para os líderes das auxiliares e do sacerdócio num manual só de dois volumes que substitui trinta manuais e publicações anteriores.

RETROSPECTIVA 2011 - NOTÍCIAS SUD/MÓRMONS

Em 2011, novos templos foram anunciados e outros dedicados, e aumentou a atenção do público em geral À Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o que muitos jornalistas norte-americanos têm chamado de "Momento Mórmon".
Construção de templos
Thomas S. Monson , presidente da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias , anunciou a construção de oito novos templos durante as conferências gerais da Igreja em abril e outubro. Presidente Monson anunciou quatro templos internacionalmente, sendo no Canadá, França, África do Sul e Colômbia, enquanto outros quatro serão construídos nos Estados Unidos, em Colorado, Idaho, Utah e Wyoming. Um anúncio interessante foi o Templo no lugar do histórico Tabernáculo de Provo, que tinha sido destruído por um incêndio em dezembro de 2010, o qual será reconstruído e convertido no segundo templo da cidade.
Aconteceram as cerimônias de abertura de terra de sete templos, sendo Phoenix, ArizonaFort Lauderdale, FloridaFiladélfia, PensilvâniaTrujillo, PeruPayson, UtahSapporo, Japão e Fortaleza, Brasil . Sendo este último uma grande bênção para o povo do Nordeste Brasileiro, e também grande notícia entre os santos do Brasil.
Presidente Monson rededicou o Templo de Atlanta Georgia após uma reforma de quase dois anos.
Templo de San Salvador El Salvador foi dedicado pelo Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência num domingo, dia 21 de agosto deste ano. Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, dedicou o Templo de Quetzaltenango Guatemala no domingo dia 11 de dezembro de 2011.
No início do ano, os líderes da Igreja anunciaram que o  Templo de Ogden Utah iria fechar para reforma. O templo está passando por grandes mudanças por dentro e por fora, juntamente com o Tabernáculo de Ogden, ao lado do templo, que receberá uma mudança arquitetônica.
O "Momento Mórmon"
Os meios de comunicação apelidaram 2011 de "Momento Mórmon," pois a Igreja recebeu grande atenção da mídia neste ano. A Igreja enfatizou que desejava participar do debate nacional em curso sobre o assunto. O Diretor de Assuntos Públicos da Igreja, Michael Otterson escreveu em uma coluna para o jornal The Washington Post descrevendo fatos que o público devia saber sobre Santos dos Últimos Dias. Muitos outros assuntos chamaram a atenção para a Igreja, como o Musical da Broadway "The Book of Mórmon" e os candidatos às prévias Republicanas membros da Igreja - Jon Huntsman e Mitt Romney. 
Ajuda Humanitária
A Igreja respondeu rapidamente a desastres em todo o mundo. Um dos maiores desafios foi o devastador terremoto e tsunami do Japão, que levou milhares de vidas e destruiu vários lares, empresas e meios de subsistência. A Igreja forneceu mais de 250 toneladas de suprimentos, comida, água, cobertores, roupas de cama, artigos de higiene e combustível. A Igreja patrocinou a convocação de mais de 20.000 voluntários que doaram 175.000 horas de serviço. A indústria japonesa de pesca sofreu severamente. Os Serviços Humanitários da Igreja tem trabalhado com continua doação de equipamentos e suprimentos para 20 de 54 estações de pesca japonesas. O impacto sobre a Igreja foi significativa, com 52 capelas danificadas. Todos os reparos foram concluídos.
Presidente Monson , durante um discurso na 181ª conferência anual geral da Igreja, informou sobre a ajuda humanitária direcionada para o Japão.
A Igreja também estendeu sua ajuda humanitária a outras partes do mundo. Além da tragédia no Japão, várias partes do mundo experimentaram inundações, deslizamentos, terremotos, tornados e um furacão (Irene). Eles ocorreram na Austrália , Nova Zelândia , Colômbia , Brasil e Filipinas , assim como no Centro-Oeste e Sul dos Estados Unidos. Os Santos dos Últimos Dias em cada uma dessas áreas também doaram seu tempo e esforços.
Mãos que Ajudam (Mórmon Helping Hands)
Da Europa até as Américas, milhares de voluntários mórmons do Mãos que Ajudam marcaram o 75 º aniversário do programa de bem-estar da Igreja. Durante a conferência geral da Igreja em abril, o Presidente Henry B. Eyring incentivou os Santos dos Últimos Dias a ajudarem suas comunidades.
Na Alemanha, 9000 Santos dos Últimos Dias e seus vizinhos trabalharam lado a lado para doar 34 mil horas de apoio às crianças lutando contra o câncer.
Membros da Igreja em milhares de comunidades em todo o mundo doaram seu tempo e esforços em serviço ao próximo. Alguns exemplos incluem:
150 milhões de cópias do Livro de Mórmon

150.000.000º cópia do Livro de Mórmon saiu da gráfica no início de 2011. O primeiro volume foi publicado em 1830. O Livro de Mórmon é publicado em 82 idiomas e é parcialmente traduzido em mais 25.
Reflexões sobre 11/09: Dez Anos Depois
Presidente Thomas S. Monson e outros líderes religiosos compartilharam pensamentos sobre a comemoração dos dez anos da tragédia de 11 de setembro de 2001 . "As pessoas nos Estados Unidos redescobriram a necessidade de Deus e viraram-se para Ele em busca de consolo e compreensão", disse o líder mundial de mais de 14 milhões de mórmons. "Por natureza somos vaidosos, frágeis e tolos", disse o Presidente Monson. "Nós, por vezes, negligenciamos Deus. Às vezes deixamos de guardar os mandamentos que Ele nos dá para nos fazer felizes. "
Marcos na Igreja
Em 2001, o então Presidente Gordon B. Hinckley anunciou a criação de um fundo para ajudar os jovens em países com desafios econômicos para ir para a faculdade, conseguir um diploma, encontrar emprego e, em seguida, pagar o empréstimo. Agora, no aniversário de dez anos desse anúncio, o Fundo Perpétuo de Educação ajudou 50.000 Santos dos Últimos Dias a ter uma educação da qual não teria sido capaz de pagar sozinho, uma vez que vivem em circunstâncias difíceis economicamente.
Com músicas e danças tradicionais, os Santos dos Últimos Dias, nas Filipinas, comemoraram 50 anos da Igreja estabelecida naquela nação. 
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias alcançou um marco importante em 2011 na transmissão das conferências gerais nas línguas nativas de seus membros. As conferências agora estão disponíveis em 93 idiomas . 
Depois que a Igreja concluiu com êxito uma capela com energia solar em Farmington, Utah, em 2010, um segundo edifício foi construído em Mesa, Arizona, no início deste ano. Até agora, o edifício em Farmington economizou milhares de dólares em custos de serviços públicos e contribuiu para o meio ambiente. A Igreja acredita que os habitantes da Terra devem ser bons administradores de seus recursos.
Filme Criado para contar a história da vida de Cristo
Um conjunto de novos filmes mostrando como cenário  a antiga Jerusalém e outras áreas em que Jesus Cristo viveu e ministrou foram filmados em Goshen, Utah, uma pequena comunidade ao sul de Salt Lake City. Os vídeos produzidos ajudam a entender melhor a vida e o ministério do Salvador. Recentemente, a Igreja lançou o primeiro destes segmentos, chamados vídeos Bíblicos . Estes vídeos, filmados neste novo set foram anunciados na Devocional de Natal da Primeira Presidência e dado como um presente para o mundo.
Diversidade e Força da Mulher

A Sociedade de Socorro, a organização de mulheres da Igreja, publicou o Livro Filhas em Meu Reino : A História e Trabalho da Sociedade de Socorro, que destaca a força e a diversidade das mulheres Mórmons.  O livro foi distribuído a todas as mulheres da Igreja de 18 anos e está disponível na Internet .
Campanha "Sou um Mórmon"/I'm a Mormon
Em 2011 a Igreja selecionou locais dentre todos os Estados Unidos e Austrália para realizar anúncios de televisão, outdoors e letreiros em um esforço para educar o público sobre os santos dos últimos dias e apresentá-los individualmente. Os Santos dos Últimos Dias em todo o mundo são apresentados em vinhetas publicitárias "Eu sou Mórmon/I'm a Mormon" sobre por que eles são membros da Igreja e em que acreditam.
Locais Históricos da Igreja
A Primeira Presidência anunciou que a Igreja irá restaurar um importante local histórico para os primórdios da Igreja na Pennsylvania. O lugar é perto do rio Susquehanna. 
Milhares Assistiram o Concerto Anual Natal
Os artistas convidados deste ano foram a atriz britânica e autora Jane Seymour e o americano Nathan Gunn barítono solista. Mais de 80.000 pessoas assistiram aos concertos gratuitos.

Programa Aprendiz - Participação de Carlos Wizard Martins

A participação do irmão Carlos Wizard Martins, um santo dos últimos dias, no Aprendiz da Record foi registrada e está disponível aqui no Murilovisck.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Serão "Como Pensar na Existência da Terra e do Espaço: Tempo, Espaço, Ciência e Religião - Por Dr. Saul Milder

Serão "Como Pensar na Existência da Terra e do Espaço: Tempo, Espaço, Ciência e Religião - Com Dr. Saul Seiguer Milder, na Sede do Instituto São Paulo Norte, situado à Avenida Nova Cantareira, nº 1164, no dia 04 de fevereiro de 2012.


Saul Seiguer Milder
Formação Acadêmica/Titulação
1996 - 2000 Doutorado em Arqueologia.
Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo, Brasil
1991 - 1994 Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, Brasil
1991 - 1992 Especialização em Arqueologia da Região Platina.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, Brasil, Ano de obtenção: 1992
1985 - 1988 Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, Brasil

Irmão Milder foi missionário 1981/82 - Rio Janeiro; Bispo duas vezes; Conselheiro de Estaca; Presidente de Estaca; Professor da Escola Dominical e Conselheiro de Bispado (Atualmente).

Mulheres SUD - Julia Nompi Mavimbela de Soweto, Africa do Sul

Julia N. Mavimbela nasceu em Standerton, África do Sul, no dia 20 de dezembro de 1917 e foi um líder de uma das organizações de mulheres mais importantes da história da África do Sul, o Women for Peace - uma organização dedicada a uma transição pacífica do regime Apartheid para a democracia no país africano.

Mavimbela também foi presidente do grupo Nacional de Mulheres da África do Sul. Durante os conflitos em Soweto ela estava envolvida na organização de iniciativas para plantio de hortas comunitárias na famosa cidade de Soweto. Ela disse: "Esta é minha mensagem para os jovens. Eles devem tê-la em seus corações. Vamos escavar o solo da amargura, jogar uma semente, mostrar o amor, e ver que pode dar frutos. O amor não virá sem perdoar os outros. Onde tem havido uma mancha de sangue, uma bela flor deve crescer."

Ela foi casada, mas seu marido John morreu em um acidente automobilístico em 1955, deixando-a viúva com seis filhos. Ela sempre foi apaixonada por seu marido, que lhe deixou grandes saudades. 

Um dia ela foi convidada para liderar um projeto de serviço de reforma de uma biblioteca destruída em um dos motins de Soweto. Ao ir ao local ela se deparou com dois jovens brancos que trabalhavam na poeira e calor durante o projeto de serviço. "Ver homens brancos em Soweto era raro, mas vê-los fazer trabalhos manuais para os negros era pura fantasia" disse ela. Julia aproximou-se deles e eles se identificaram como missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e convidou-a para ouvir sua mensagem. Mavimbela recebeu os elderes e ficou impressionada com a doutrina do batismo vicário e das famílias eternas, o que a fez lembrar de seu falecido marido. Mavimbela juntou-se A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons) em 28 de novembro de 1981. Sobre seu batismo ela disse: "Quando a porta se abriu e eu entrei nas águas do batismo, eu pude realmente sentir o poder da limpeza. Eu senti a verdadeira alegria." Desde então, ela serviu como uma membro da Sociedade de Socorro, como presidente desta organização e diretora de assuntos públicos local da Igreja, além de ter sido uma missionária, incentivando os vizinhos, amigos e familiares para irem à Igreja, distribuindo o Livro de Mórmon também para os líderes do governo. Duas de suas filhas e vários netos se filiaram à Igreja.

Em Setembro de 1985, Julia recebeu sua investidura no Templo de Joanesburgo. "Quando vim pela primeira vez ao templo", lembrava ela, "eu senti que eu pertencia àquele lugar. Antes de entrar para a Igreja, quando eu lia a palavra Israel, eu jogaria o livro de lado e dizia: 'É para os brancos. Não é para nós. Nós não somos escolhidos. "Hoje, eu sei que eu pertenço a uma família real, se eu viver em retidão. Eu sou uma israelita. Quando eu estava fazendo as minhas ordenanças no templo, eu capturei a sensação de que estamos todos na Terra como um só".

"Ser selada ao meu marido e a meus pais foi uma das experiências mais tocantes da minha vida. Eu sinto que meus pais são gratos pelo trabalho do templo que tenho feito por eles. O Espírito Santo me testemunhou isso. "

Julia continuou a servir no templo tão freqüentemente quanto ela pôde. Dentro daquelas paredes, encontrava em abundância a alegria, a paz, o amor, a beleza e a unicidade do espírito que ela sempre cultivou em toda a sua vida. 

Em 1995, ela foi homenageada na Brigham Young University por sua excepcional contribuição à sociedade. Ela também participou do documentário Lives of Service.

Julia Mavimbela sempre se esforçou no serviço ao próximo. Ela realizou muito em seus muitos anos de vida, e seus sucessos ganharam a atenção internacional. Ela foi uma das primeiras diretoras de escola na África do Sul e sempre se empenhou na educação.  Outro trabalho que ela sempre amou é a alfabetização. Por mais de uma década, Julia, que é fluente em sete línguas, trabalhou para estabelecer mais de 780 filiais de uma organização comprometida em eliminar o analfabetismo entre mulheres da Africa do Sul. 

Como todas as histórias verdadeiras, a dela também está repleta de luta. Pobreza, preconceito, e a morte de entes queridos trouxe muita tristeza. Mas suas provas também aperfeiçoou sua serenidade e levou-a a uma incrível descoberta do evangelho de Jesus Cristo.
"Eu fui abençoada para ter, naquela época, uma educação disponível para poucas mulheres negras na África. Toda mulher deve ser capaz de obter uma educação para que ela possa servir os outros". Julia Mavimbela
Julia Nompi Mavimbela morreu em 16 de julho de 2000 aos 82 anos de idade. 

Este Dia na História da Igreja SUD - 27 de Dezembro


Pres. Brigham Young

27 de dezembro de 1832— Joseph Smith começa a receber a revelação contida na seção 88 de Doutrina e Convênios, conhecida como “a Folha de Oliveira.” A revelação manda os Santos a construirem um templo em Kirtland e oferece perspectivas com relação à Luz de Cristo e as leis que governam os reinos celestial, terrestre e telestial.


27 de dezembro de 1847— No Tabernáculo de Troncos de Kanesville (a atual Council Bluffs, Estado de Iowa), o Presidente Brigham Young é apoiado por unanimidade como o segundo Presidente da Igreja, com Heber C. Kimball e Willard Richards como conselheiros.


27 de dezembro de 1964— Organiza-se a Missão Grã Bretanha Sul.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Este Dia na História da Igreja SUD - 26 de Dezembro


Harold B. Lee

26 de dezembro de 1835— Joseph Smith recebe a seção 108 de Doutrina e Convênios, que contém promessas e instruções para Lyman Sherman.


26 de dezembro de 1895— Nasce em Salt Lake City, Estado de Utah, Sidney B. Sperry, que mais tarde se tornará um saudoso autor, professor e administrador de Educação Religiosa da BYU.


26 de dezembro de 1973— Falece o Presidente Harold B. Lee em Salt Lake City, Estado de Utah, aos setenta e quatro anos, havendo passado mais de trinta e dois anos como autoridade geral.


26 de dezembro de 1992— Embarca o Coro do Tabernáculo Mórmon numa viagem histórica ao Israel onde realizam concertos em Jerusalém, Telaviv, e Haifa.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Este Dia na História da Igreja SUD - 25 de Dezembro


Orrin Porter Rockwell

25 de dezembro de 1832— Joseph Smith recebe a seção 87 de Doutrina e Convênios, que contém a profecia sobre a guerra.


25 de dezembro de 1843— Chega à casa de Joseph Smith no meio de uma festa de Natal Orrin Porter Rockwell, depois de dez meses de prisão em Missouri. Comovido, o Profeta recebe seu amigo com muita alegria.


25 de dezembro de 1914— A Primeira Presidência pede doações aos membros para aliviar o sofrimento das vítimas da Primeira Guerra Mundial na Europa.


25 de dezembro de 1925— Dezenove dias depois de organizar a Missão América do Sul na Argentina, em Buenos Aires, o Élder Melvin J. Ballard dedica a América do Sul para a pregacão do evangelho.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Este Dia na História da Igreja SUD - 24 de Dezembro


Emmanuel A. Kissi
24 de dezembro de 1905— As crianças da Igreja se reúnem na véspera do Natal no Tabernáculo na Praça do Templo para comemorar o centenário do nascimento do Profeta Joseph Smith.


24 de dezembro de 1938— Nasce na Gana, em Abomosu, Emmanuel A. Kissi, que mais tarde será médico, filantropo e líder da Igreja na Gana.


24 de dezembro de 1961— O programa de radio da CBS, Faith in Action (A Fé em Ação) destaca as atividades da Igreja no Brasil.


24 de dezembro de 1999— Numa transmissão originária do Tabernáculo na Praça do Templo, o Presidente Gordon B. Hinckley aparece no programa de televisão Larry King Live da CNN. Também participam do programa o Reverendo Robert Schuller, que está em Belém do Israel, e o Arcebispo sulafricano Desmond Tutu, que está na Catedral Nacional de Washington, D.C.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Significado do Verdadeiro Natal


O Verdadeiro Natal
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER (1907–1995)
Décimo Quarto Presidente da Igreja

O verdadeiro Natal acontece para aquele que adota Cristo em sua vida como força motivadora, dinâmica e vivificante.

O Verdadeiro Natal

O Natal é uma época movimentada. As ruas e as lojas estão cheias de pessoas fazendo preparativos de última hora. Aumentam os viajantes nas auto-estradas, os aeroportos ficam apinhados — toda a cristandade parece criar vida, com música, luzes e decorações festivas.
Um escritor disse:
“De todos os feriados, não existe nenhum outro que penetre tão plenamente no coração humano e evoque tantos sentimentos nobres. As idéias, lembranças, esperanças e práticas costumeiras relacionadas a esse dia fazem parte, como um todo, das tradições antigas e dos costumes deste país; tanto para os velhos quanto para as crianças, abrangendo os aspectos religiosos, sociais e patrióticos de nossa natureza. O azevinho e o visgo entrelaçados com a sempre-verde, o costume de dar presentes aos entes queridos, a presença da árvore de Natal, a crença no Papai Noel, tudo combina para tornar o Natal o mais esperado, o mais universal e, de todos os pontos de vista, o mais importante feriado conhecido pelo homem.” [Clarence Baird, “The Spirit of Christmas”, Improvement Era,dezembro de 1919, p. 154]

A Origem do Natal

Essa época está repleta de tradições, e suas origens remontam à história antiga. O início dessa festividade encontra-se na adoração pagã, muito antes da introdução do cristianismo. O deus Mitra era adorado pelos antigos arianos, e essa adoração gradualmente se espalhou pela Índia e Pérsia. Mitra a princípio era o deus da luz celeste dos céus brilhantes, e mais tarde, no período romano, foi adorado como a deidade do sol, ou o deus do sol: Sol Invictus Mithra.
No primeiro século [antes] de Cristo, Pompeu fez conquistas ao longo da costa sul da Cilícia, na Ásia Menor, e muitos dos prisioneiros feitos nessas ações militares foram levados cativos para Roma. Isso deu início à adoração pagã de Mitra em Roma, porque esses prisioneiros espalharam a religião entre os soldados romanos. A adoração tornou-se popular, particularmente entre as fileiras do exército romano. Encontramos hoje, nas ruínas das cidades do extenso império romano, os santuários de Mitra. O mitraísmo floresceu no mundo romano e se tornou o mais importante concorrente do cristianismo entre as crenças religiosas do povo.
Uma época festiva para os adoradores do sol acontecia imediatamente após o solstício de inverno, o dia mais curto do ano — a época em que o sol se detém após sua descida anual para o hemisfério sul. O começo de sua ascensão desse ponto mais baixo era considerado como o renascimento de Mitra, e os romanos comemoravam seu nascimento no dia 25 de dezembro de cada ano. Havia uma grande festividade nesse dia: festivais e festas, presentes dados aos amigos, e as casas eram decoradas com sempre-vivas.
Gradualmente, o cristianismo foi sobrepujando o mitraísmo, que tinha sido seu rival mais forte, e a festa em que se comemorava o nascimento de Mitra foi adotada pelos cristãos para comemorar o nascimento de Cristo. A adoração pagã do sol, profundamente arraigada na cultura romana, foi substituída por uma das maiores festas cristãs. O Natal chegou até nós como um dia de ação de graças e regozijo — um dia de alegria e boa vontade entre os homens. Embora esteja associado a coisas terrenas em seu significado, seu conteúdo é divino. Essa antiga comemoração cristã foi continuamente preservada ao longo dos séculos.

O Significado do Natal em Nossos Dias

O que se pensa do Natal em nossos dias? A lenda do Papai Noel, a árvore de Natal, as decorações brilhantes e o azevinho, bem como a troca de presentes, tudo isso expressa para nós o espírito desse dia comemorativo; mas o verdadeiro espírito do Natal é muito mais profundo. Ele se encontra na vida do Salvador, nos princípios que Ele ensinou, em Seu sacrifício expiatório — que é o nosso grande legado.
Há muitos anos, a Primeira Presidência da Igreja fez esta importante declaração:
“O Natal, para os santos dos últimos dias, é ao mesmo tempo retrospectivo e profético — um lembrete de dois grandes e solenes eventos, que ainda hão de ser considerados universalmente como os mais grandiosos e maravilhosos acontecimentos da história da raça humana. Esses eventos foram [pré-ordenados] para acontecerem neste planeta antes de ele ter sido criado. Um deles foi a vinda do Salvador no meridiano dos tempos, para morrer pelos pecados do mundo; e o outro é o futuro advento do Redentor ressuscitado e glorificado, para reinar na Terra como o Rei dos reis”. [“What Christmas Suggests to a Latter-day Saint”,Millennial Star, 2 de janeiro de 1908, p. 1]
Na breve epístola de Paulo aos gálatas, ele mostrou-se muito preocupado com a aparente descrença deles e o abandono de seus ensinamentos referentes a Cristo. Ele escreveu para eles: “É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco. Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós”. (Gálatas 4:18–19) Em outras palavras, Paulo expressou-se como se sofresse dores e ansiedade até que Cristo fosse “formado” neles. Essa é outra forma de se dizer “em Cristo”, conforme essa expressão é usada repetidamente por Paulo em seus escritos.
É possível Cristo nascer na vida de um homem, e quando isso realmente acontece, esse homem está “em Cristo” — Cristo está “formado” nele. Isso pressupõe que tomemos Cristo em nosso coração e façamos com que Ele seja um contemporâneo vivo de nossa vida. Ele não é apenas uma verdade geral ou fato histórico, mas o Salvador dos homens de todo o mundo e de todas as épocas. Quando nos esforçamos para ser semelhantes a Cristo, Ele é “formado” em nós; se abrirmos a porta, Ele entrará; se buscarmos Seu conselho, Ele nos aconselhará. Para que Cristo seja “formado” em nós, precisamos acreditar Nele e em Sua Expiação. Essa crença em Cristo e o cumprimento de Seus mandamentos não são coisas que nos restringem. Por elas, os homens se tornam livres. Esse Príncipe da Paz espera para dar-nos paz de consciência, que pode tornar cada um de nós um meio de transmissão dessa paz.
O verdadeiro Natal acontece para aquele que adota Cristo em sua vida como força motivadora, dinâmica e vivificante. O verdadeiro espírito do Natal encontra-se na vida e missão do Mestre. Prossigo com a definição que o escritor dá para o verdadeiro espírito do Natal:
“É um desejo de sacrificar-se pelos outros, de prestar serviço, de ter um sentimento de fraternidade universal. Consiste na disposição de esquecer o que outros lhe fizeram e lembrar-se apenas do que os outros fizeram por você; de ignorar o que o mundo lhe deve, e de pensar apenas (…) em seus deveres a médio prazo e em sua chance de fazer o bem e auxiliar seu próximo agora — ver que seu próximo é tão bom quanto você, e tentar enxergar o coração dele, e não apenas a aparência — fechar seu livro de mágoas contra o universo e olhar em volta para procurar um lugar para plantar algumas sementes de felicidade e seguir adiante sem se fazer notar.” [Improvement Era, dezembro de 1919, p. 155]
Em sua reflexão sobre a época do Natal, James Wallingford escreveu o seguinte:
O Natal não é um dia ou uma época, mas uma condição da mente e do coração.
Se amamos nosso próximo como a nós mesmos:
Se em nossa riqueza somos pobres de espírito, e em nossa pobreza somos ricos na graça;
Se nossa caridade não se ensoberbece, mas é paciente e bondosa;
Se quando nosso irmão nos pede pão, doamos a nós mesmos em vez disso;
Se cada dia começa com oportunidades e termina com realizações, por menores que sejam,
Então todo dia é o dia de Cristo, e o Natal está sempre próximo.
[Charles L. Wallis, comp., Words of Life, 1966, p. 33]
Um sábio disse:
“A coisa mais admirável na história do Natal é sua relevância. Ela se adapta a toda época e se encaixa em todo estilo de vida. Não é simplesmente uma história bonita que foi contada há muito tempo, mas algo eternamente atual. É a voz que clama no deserto. É tão significativa em nossos dias quanto naquela longínqua noite em que os pastores seguiram a luz da estrela até a manjedoura de Belém.” [Joseph R. Sizoo,Words of Life, p. 33]
Foi dito que o Natal é para as crianças; mas à medida que se passam os anos da infância e a sábia maturidade toma o seu lugar, o simples ensinamento do Senhor de que “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35) se torna realidade. A evolução da festa pagã transformada em uma festa cristã para o nascimento de Cristo na vida dos homens é outra forma de maturidade que vem ao que foi tocado pelo evangelho de Jesus Cristo.

Encontrar o Verdadeiro Espírito do Natal

Se você quer encontrar o verdadeiro espírito do Natal e partilhar seus doces frutos, gostaria de dar-lhe uma sugestão. Em meio a toda agitação dessa época festiva do Natal, encontre um tempo para voltar seu coração a Deus. Talvez nos momentos tranqüilos, em um lugar sossegado, ajoelhado — sozinho ou acompanhado de seus entes queridos — agradeça pelas coisas boas que recebeu e peça que Seu Espírito habite em você, ao esforçar-se sinceramente para Servi-Lo e guardar Seus mandamentos. Ele o conduzirá pela mão, e Suas promessas serão cumpridas.
Sei que Deus vive. Presto testemunho da divindade de Seu Filho, o Salvador do mundo, e expresso minha gratidão pela bênção de ter na Terra um profeta do Deus vivo.
Trecho de um discurso proferido em uma reunião devocional realizada na Universidade Brigham Young, em 5 de dezembro de 1972; pontuação, uso de maiúsculas e ortografia modernizadas.
Related Posts with Thumbnails