Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 28 de março de 2012

Hugh Nibley - O Pai da Apologética Mórmon

Hugh Winder Nibley nasceu em 27 de março de 1910 em Portland, Oregon e morreu aos 94 anos no dia 24 de fevereiro de 2005 em sua casa em Provo, Utah. Ele foi um escritor, pesquisador, apologista mórmon, e professor da Brigham Young University(BYU). Suas obras, embora não fossem posições oficiais d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD), tentavam demonstrar evidências arqueológicas, lingüísticas e históricas para as alegações do profeta da restauração, Joseph Smith, e são altamente consideradas dentro da comunidade SUD.

Um autor prolífico e professor de Escrituras Bíblicas e Mórmons da BYU, ele era fluente em várias línguas, incluindo o latim clássico, grego, hebraico, egípcio, copta, árabe, alemão, francês, Inglês, Italiano e Espanhol. Ele também estudou holandês e russo durante a Segunda Guerra Mundial. Ele estudou búlgaro antigo e Inglês Antigo , e sua fluência em nórdico antigo teria sido suficiente para lhe permitir ler uma enciclopédia inteira em norueguês.

Nibley escreveu e palestrou sobre as escrituras e temas doutrinários d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, publicando vários artigos nas revistas da Igreja Mórmon. Sua abordagem sobre o Livro de Mórmon foi adotada em 1957 como um manual de lição religiosa pela Igreja SUD. Nibley era casado com Phyllis Draper desde setembro de 1946 e teve oito filhos. Nibley serviu como missionário mórmon aos dezessete anos de idade, servindo por dois anos na Alemanha, entre 1927 e 1930.

Hugh Nibley foi sem dúvida o pioneiro da erudição e apologética mórmon (santo dos últimos dias). Desde que obteve seu Ph.D. na Universidade da Califórnia em Berkeley em 1939, Nibley produziu uma aparente infinidade corrente de livros e artigos cobrindo um impressionante e vasto conjunto dos assuntos relatados. Ora escrevendo sobre os Patrícios, Pergaminhos do Mar Morto, Apócrifos, cultura do Oriente Próximo ou Mormonismo, ele demonstrou um impressionante domínio das linguagens originais de textos primários e de literatura secundária. Ele abriu o leque para novos estudos e um trabalho mais intelectual e e acurado para jovens estudantes e aspirantes a apologistas. Truman Madsen, Professor Emérito de Filosofia e Religião da Universidade Brigham Young disse: "Para aqueles que o conhecem melhor, no mínimo, Hugh W. Nibley é um prodígio, um enigma, e um símbolo."

Os poucos evangélicos que estão cientes de Hugh Nibley freqüentemente o dispensam como uma fraude ou como um pseudo-erudito. Aqueles que gostariam de rapidamente dispensar seus escritos fariam bem em ouvir o conselho de Madsen: "Críticos mal intencionados têm suspeitado ao longo dos anos que Nibley esteve jogando com suas fontes, escondendo-se atrás de suas notas de rodapé e lendo em antigas línguas que nenhum responsável jamais checaria. Infelizmente, poucos têm a habilidade necessária para fazer a verificação". A parte central do trabalho de Nibley tem permanecido incontestada pelos evangélicos apesar do fato que ele têm publicado material relevante desde 1946. A atitude de Nibley em relação aos evangélicos é: "Nós precisamos de mais livros antimórmons. Eles nos mantêm nas pontas dos pés".

Sem dúvidas existem falhas no trabalho de Nibley, mas a maioria dos contra-sectários não possui as ferramentas para as demonstrarem. Poucos tentaram. Nibley foi um erudito de alto calibre. Muitos dos seus mais importantes ensaios primeiramente apareceram em periódicos acadêmicos tais quais o "Revue de Qumran, Vigilae Christianae, Church History, e o Jewish Quartely Review.  Nibley também tem recebido louvor de eruditos não SUD tais como Jacob Neusner, James Charlesworth, Cyrus Gordon, Raphael Patai e Jacob Milgrom. O ex-reitor da "Divinity School" de Harvard, George MacRae, certa vez lamentou enquanto ouviu-o palestrar, "É uma obscenidade para um homem conhecer tudo aquilo!" É espantoso que poucos eruditos evangélicos estejam cientes de seu trabalho. À luz do respeito que Nibley tem ganhado no mundo erudito não SUD é ainda mais assombroso que contra-sectários possam tão negligentemente dispensar seu trabalho. 

Por muitos anos Nibley pode ter sido o único erudito conservador do Mormonismo de reputação. Todavia, devido à influência de Nibley como um professor motivador, hoje existem muitos mais. Durante os anos que Nibley lecionou na BYU muitos estudantes SUD seguiram o seu exemplo ao saírem para adquirir um grau necessário a fim de ganhar uma audiência na comunidade acadêmica. Por exemplo, Stephen E. Robinson foi para Universidade Duke para adquirir um Ph.D em Estudos Bíblicos sob a tutela de W.D. Davies e James Charlesworth. Outros seguiram em diferentes direções: S. Kent Brown tomou um doutorado da Universidade Brown, focalizando sua pesquisa nos textos de Nag Hamadi; C. Wilfred Griggs recebeu um Ph.D. em história antiga pela Universidade da Califórnia em Berkeley e é um especialista em antiga Cristandade Egípcia; sob a supervisão de David Noel Freedman e Frank Moore Cross, Kent P. Jackson obteve um doutorado em estudos do Oriente Próximo pela Universidade de Michigan após completar sua dissertação na linguagem Amonita; Avraham Gileadi obteve seu Ph.D com R. K. Harrison servindo como primeiro leitor de sua dissertação concernente a estrutura literária de Isaías; Stephen D. Ricks recebeu um doutorado em Religiões do Oriente da Universidade de Berkeley, Califórnia e União Teológica Graduada sob Jacob Milgrom; Donald W. Parry recebeu seu Ph.D em Hebreu em conjunto com a Universidade Hebraica de Jerusalém e a Universidade de Utah; John Gee recebeu seu Ph.D em Egiptologia na Universidade Yale. Muitos mais exemplos de eruditos Mórmons com idênticas credenciais poderiam ser alistados. Atualmente uma outra tropa de tradicionais intelectuais Mórmons, em parte fundeados pelos companheiros de Hugh Nibley da FARMS, estão obtendo graus elevados de estudo em Oxford, Duke, Claremont, UCLA, Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill, Universidade Católica da América e em outros lugares. Seus campos de estudo são bastante relevantes: Novo Testamento, Siríaco, Cristandade Primitiva, culturas e linguagens do Oriente Próximo e outras disciplinas. A significância destes fatos é simples: Mórmons possuem o treinamento e habilidades para produzirem robustas defesas de sua fé e Nibley foi o início deste trabalho. 

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails