Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Romney é Favorito às Primárias de New Hampshire e Flórida

Se conquistar Estado após ter vencido em Iowa, candidato será o único a conseguir dobradinha nas primeiras disputas do calendário


A batalha pela candidatura presidencial republicana chega nesta terça-feira ao pequeno Estado de New Hampshire, cujas primárias se transformaram em um de seus principais traços de identidade. Conhecido como "Estado da Rocha" por suas montanhas, New Hampshire constitui a segunda parada dos aspirantes republicanos que seguem em disputa após os caucus (assembleias populares) de Iowa, vencidos em 3 de janeiro por Mitt Romney

Romney, que venceu em Iowa por uma diferença de apenas oito votos para Rick Santorum, é o favorito na primária desta terça-feira. Os oponentes quase reconheceram totalmente que ele, que é ex-governador do Estado vizinho de Massachusetts, vencerá em New Hampshire - onde tem uma casa de férias e passou uma boa parte dos dois últimos anos cortejando os eleitores.

Se conquistar New Hampshire depois de Iowa, se tornará o único candidato que conseguiu essa dobradinha nas duas primeiras disputas do calendário. Uma grande vitória lhe garantiria impulso enquanto os outros pré-candidatos voltam suas atenção para a próxima disputa, a primária de 21 de janeiro na Carolina do Sul, que pode ser crucial.

Nesse Estado conservador no sul do país, o relativamente moderado Romney terminou em quarto na primária de 2008. Mas pesquisas recentes mostram que o ex-governador agora detém uma forte liderança. Uma vitória na Carolina do Sul poderia criar a impressão de que ele será o indicado inevitável para concorrer com o presidente dos EUA, o democrata Barack Obama, na eleição presidencial de novembro: desde 1980, a primária desse Estado sempre é vencida pelo político que acaba sendo escolhido candidato do Partido Republicano à Casa Branca.



Mitt Romney tem 12 pontos de vantagem sobre o rival Newt Gingrich na Flórida, a três semanas da primária presidencial republicana no Estado. 

Mesmo assim, mais da metade dos eleitores ainda pode mudar de opinião, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9). 


A pesquisa da Universidade Quinnipiac mostrou o ex-governador de Massachusetts Romney com 36% das intenções de voto, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Gingrich com 24%, e o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum com 16%.


O deputado Ron Paul tinha 10%, o governador do Texas, Rick Perry, tinha 5% e o ex-embaixador dos EUA na China John Huntsman tinha 2%.


A pesquisa feita por telefone com 560 republicanos que podem votar nas primárias foi feita entre 4 e 8 de janeiro e tem uma margem de erro de 4,1 pontos percentuais.

Eleições nos EUA - Como funciona?
Fonte: noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails